Programação de Eventos - SENAR-PR
 
PARCERIAS: SENAR/CRAS/ASSOCIAÇÃO DO CLUBE DE MÃES - LINHA JOÃO CRUZ

APOIO: PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE OURO VERDE DO OESTE  - PR

 

Cursos programados para o mês de Outubro/2010 no município de Ouro Verde do Oeste

 
Oficina de Planejamento Estratégico de Mobilização - PEM I (4 h):
Local: Prefeitura Muncipal de Ouro Verde do Oeste  Data: 22/10/2010
Curso de aprendizagem rural
 

Seja um profissional do campo com os cursos do SENAR Paraná.

O SENAR oferece cursos e treinamentos para melhorar a produção agropecuária, a renda e a qualidade de vida da família rural paranaense. Podem participar dos cursos os trabalhadores rurais e suas famílias, bem como os técnicos agropecuários e outros profissionais envolvidos com o meio rural. Os cursos de administração rural, tratorista agrícola e bovinocultura de leite são os títulos de maior procura entre os de formação profissional oferecidos pelo SENAR-PR. Para participar dos cursos basta procurar o Sindicato Rural do município para fazer a inscrição ou entre em contato com a supervisão regional para maiores informações. Regional 7 - Matelândia:  Francisco P. de Oliveira (45) 3262-2774 (45) 9972-4710 pelicao@senarpr.org.br   Click na imagem para ver as fotos da reunão realizada na Prefeitura Municipal.


Curso Trabalhador no Cultivo de plantas medicinais

Local: Salão Comunitário Linha João Cruz - Ouro V.Oeste   Data: 20 a 22/10/2010

 

Grupo: plantas medicinais, aromáticas e condimentares

 

Objetivo: Cultivar plantas medicinais, aromáticas e condimentares utilizando as boas práticas agrícolas.

 
Idade Mínima: 18 anos.
 
Escolaridade: Ser alfabetizado.
 
Público Alvo: Trabalhador e Produtor Rural.
 
Carga Horária: 24 horas.     Vagas: 10 a 15 vagas.
 
Click na imagem para ver as fotos do encerramento do curso na Linha João Cruz
 

Conteúdo Programático:

As plantas e os princípios ativos; A importância da identificação correta de plantas medicinais, aromáticas e condimentares (PLAMAC); Práticas de cultivo: seleção das espécies, seleção de áreas de cultivo, preparo das mudas, sistema de cultivo, manejo da fertilidade do solo, controle de doenças, insetos indesejáveis e plantas espontâneas; Descrição botânica, agronômica e indicações de uso das principais espécies cultivadas no Paraná; Colheita, secagem e beneficiamento; Aspectos econômicos ede comercialização; Legislação sobre plantas medicinais; Formas de preparo e uso.

 

MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA O CURSO:

- MATERIAIS E CARTILHAS FORNECIDOS PELO SENAR:

• MI.0010 - Bonés - FAEP/SENAR : 15 unidade(s)

• MI.0046 - Fichas de Inscrição - SENAR : 20 unidade(s)

• MI.0049 - Folder - Conheça o SENAR : 15 unidade(s)

• MI.0091 - Relatório de Ação Concluída - RAC : 1 unidade(s)

• PR.0240 - Trabalhador no Cultivo de Plantas Medicinais – plantas medicinais, aromáticas e condimentares : 15 unidade(s)

 

- COOPERADO: Sala apropriada para aula teórica (energia elétrica, cadeiras, banheiros limpos, água potável para o instrutor e participante); quadro negro ou branco; giz ou marcador; pincel atômico; flip-chart; retroprojetor; tela para projeção; TV; videocassete ou DVD; ferramentas usuais de cultivo e local para realização da parte prática de cultivo, colheita, secagem e beneficiamento (ideal que seja produtor de PLAMAC – plantas medicinais, aromáticas e condimentares). Materiais e local para realização de prática sobre formas de preparo: fogão e utensílios de vidro ou porcelana (louça). É interessante contatar o instrutor previamente para orientações sobre as práticas possíveis de realizar.

 
********** TVOESTE.NET **********