OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO

 

Entidades Municipais de Ouro Verde do Oeste participaram, nesta quarta-feira( 24/03), na Biblioteca Pública, da reunião promovida pelo SESI onde se discutiu as ações possíveis para  reduzir a mortalidade infantil, item que contempla os 8 jeitos de mudar o mundo. Na foto vemos os representantes das entidades que estarão envolvidas em estudos e programas que atendam o objetivo da redução da mortalidade infantil e da alimentação com qualidade.

Objetivo 4 - Reduzir a mortalidade infantil

Entre 1990 e 2004, o Paraná reduziu à metade sua taxa de mortalidade de crianças menores de 5 anos de idade, passando de 39 para 18 o número de óbitos a cada 1.000 crianças nascidas vivas. Apesar do enfraquecimento da tendência de queda nos últimos anos e do fato de aumentar a dificuldade de redução à medida que se atinge níveis mais baixos de mortalidade, o Estado se encaminha para o alcance da meta 5, que propõe a redução em dois terços até 2015. Segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano elaborado pelo PNUD, entre 1991 e 2000, 50 municípios brasileiros já haviam atingido a meta, sendo que destes 30 eram paranaenses.

Conheça os projetos paranaenses relacionados a este objetivo 

Metas  Indicadores
Reduzir em dois terços, até 2015, a mortalidade de crianças menores de 5 anos
 
Taxa de mortalidade de crianças menores de 5 anos

 
Taxa de mortalidade infantil15. Proporção de crianças de 1 ano vacinadas contra o sarampo

Como ajudar

Apoiar programas de acesso à água potável para populações carentes;

Permitir o acesso das crianças portadoras do HIV e outras doenças infecciosas, a medicamentos específicos;

Incentivar programas educacionais, em comunidades carentes, de esclarecimento sobre higiene pessoal e sanitária, aleitamento materno e nutrição infantil;

Conscientizar sobre a importância do exame pré-natal e das vacinações do bebê;

Promover campanhas de conscientização e prevenção no combate a Aids.