TVOeste

www.tvoeste.net

Contato

MUNICÍPIOS COMEMORAM DIA MUNDIAL DA ÁGUA,

PROMOVENDO A “CORRENTE DO BEM”

Escolas do município e Secretaria de Educação realizam atividades para comemorar o Dia Mundial da Água. Click nas imagens, no final da página, para ver as fotos.

O DIA MUNDIAL DA ÁGUA é comemorado no dia 22 de março. Nesse dia, os 29 municípios da Bacia Hidrográfica Paraná 3 – BP3 estarão realizando uma mobilização conjunta pelas águas. Como de costume, essa mobilização será contextualizada e fundamentada na “ética do cuidado”, princípio que norteia as ações de educação ambiental do Programa Cultivando Água Boa.   O DIA MUNDIAL DA ÁGUA será marcado pela realização de intervenções coletivas e individuais nos municípios da BP3. As atividades previstas foram planejadas e estão sendo organizadas pelos Gestores de Educação Ambiental, pelos Coletivos Educadores Municipais e pelos Comitês Gestores.  A proposta é envolver os moradores e moradoras na BP3 em uma corrente de compromissos e responsabilidades com as questões socioambientais: “A Corrente do Bem”. O trabalho de sensibilização será feito por meio de palestras, vídeos, dinâmicas de grupo sobre a água e sua importância em nossas vidas. Em seguida, serão distribuídas fitinhas contendo a frase “Minha atitude faz a diferença”, que serão amarradas no pulso das pessoas da comunidade. Cada pessoa que usar a fitinha se comprometerá em realizar 03 ações que contribuem com a sustentabilidade socioambiental do seu pedaço. 

Serão também realizadas sessões de vídeo com diálogos a partir do documentário “Cultivando Flores do Futuro” produzido pela Valliance Produções da França. Esse documentário oferece visões positivas e agradáveis do futuro, através de experiências concretas, inovadoras e decididas, coletivas e pessoais e aborda a temática da água e suas potencialidades de forma bastante consistente. As sessões de vídeo ocorrerão nas escolas, cinemas e ou locais que possam ser adaptados para a realização da atividade.   A Declaração Universal dos Direitos da Água também servirá de referência para todas as ações a serem executadas nos municípios. Além das ações coletivas, ocorrerão intervenções específicas, voltadas à realidade e ou necessidade de cada município.   Estas iniciativas têm a parceria de várias instituições e segmentos: Itaipu Binacional por meio do Programa Cultivando Água Boa, Prefeituras Municipais, Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros e Igrejas, uma vez que o tema da Campanha da Fraternidade 2011 traz para reflexão as mudanças climáticas e o aquecimento global.


Click nas imagens para ver as fotos na Escola Municipal, Colégio Estadual e Escola São Sebastião.
ESTADUAL MUNICIPAL - MANHÃ MUNICIPAL - TARDE SÃO SEBASTIÃO

Secretaria de Educação, Cultura e Esportes - Prefeitura de Ouro Verde do Oeste.