Projeto Planeta Azul visita a escola Pe. Arnaldo Janssen
 

30/Nov (Segunda-Feira)

Integrantes da Fundação Mokiti Okada estiveram na Escola Municipal Pe. Arnaldo Janssen para a apresentação do Projeto Planeta Azul. A Diretora Marlene Gozzi aderiu ao Projeto e gostou muito do conteúdo que poderá ser utilizado pelos alunos da escola. Representantes de Toledo e Cascavel, além do Coordenador Nacional Miguel Angelo Lopes, fizeram a apresentação do Projeto para todos os professores e alunos da escola. Também estveram presentes os representantes da Prefeitura Municipal, o Presidente da APM José Luiz Francischini e o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Alexandre Janning. Assista os vídeos da apresentação do Projeto na Escola.


IMAGENS DA APRESENTAÇÃO NA ESCOLA Pe. ARNALDO JANSSEN COM MIGUEL ANGELO LOPES  (COORDENADOR NACIONAL DO PROJETO PLANETA AZUL DA FUNDAÇÃO MOKITI OKADA).


PROJETO PLANETA AZUL

(Vídeo Parte 1)


PROJETO PLANETA AZUL

(Vídeo Parte 2)



  PLANETA AZUL   

"Por um mundo melhor"

Iniciado em maio de 2007, o projeto Planeta Azul tem como objetivo transmitir aos alunos valores morais e éticos de forma lúdica, através de histórias em quadrinhos. Além de propiciar, de maneira divertida e interativa, o estímulo para leitura, as histórias servem com via de acesso para discussões de valores relacionados à ética, ao altruísmo e à cidadania. Foram focadas também ações ambientais e valorização do artesanato local. O projeto Planeta Azul existe também em outras cidades do Brasil.


FUNDAÇÃO MOKITI OKADA

Instituída em 19 de janeiro de 1971, a Fundação Mokiti Okada é uma Entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, considerada de utilidade pública nos âmbitos municipal, estadual e federal.

 A missão é pragmatizar a trilogia Verdade-Bem-Belo da Filosofia de Mokiti Okada, na visão de criar e desenvolver projetos nas áreas de educação, cultura, saúde, meio ambiente e assistência social, que promovam na vida humana a conquista da verdadeira saúde, prosperidade e paz.

Projeto Planeta Azul

A idéia de promover uma ação pedagógica no âmbito escolar encontra-se fundamentada no postulado pedagógico da formação do ser humano íntegro e integral.

 

É quase unânime o pensamento dos grandes e modernos teóricos da educação, a exemplo de Piaget, Vigotsky, Freire, Anísio, dentre outros, quanto à necessidade da escola orientar-se pela formação do ser humano íntegro e integral, nas suas múltiplas dimensões, sejam elas intelectivas, afetivas ou sociais.

Impõe-se, assim, uma revisão da teoria e prática pedagógicas, na direção e no alargamento das fronteiras da formação humana, aqui entendida como uma aprendizagem enriquecida pelos pressupostos da ética, da estética e dos mais nobres valores humanos.

O projeto pedagógico Planeta Azul, objetiva oferecer uma metodologia ludo-pedagógica, baseada em revistas literárias que são elaboradas a partir de situações e vivências extraídas da realidade das crianças e jovens que freqüentam o ensino infantil e ciclos do ensino fundamental, trabalhando a reflexão teórico-prática dos valores que habitam ou desabitam o universo simbólico dessas pessoas. Honestidade, altruísmo, verdade, sinceridade, solidariedade, fraternidade, gratidão, dentre outros valores são objeto de um diálogo rico e lúdico entre professores e alunos, sedimentando comportamentos e hábitos que promovam a sociabilidade, o respeito e a construção de uma vida em comunidade saudável e próspera para todos; com atuação em todo o território nacional, desenvolve projetos que  viabilizam a formação de uma sociedade harmoniosa e progressista.