Paróquia Nossa Senhora Aparecida celebra a Crisma aos jovens de Ouro Verde do Oeste


 

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida realizou neste domingo(12-Dez) a Crisma dos jovens em Ouro Verde do Oeste. Segundo a doutrina da Igreja Católica a Crisma ou a Confirmação é um sacramento em que o fiel recebe através da ação do bispo uma unção com o Crisma. Também conhecido como confirmação, é feito quando a pessoa já tem consciência plena e decide confirmar a sua adesão á Igreja. Trata-se de um rito em que o ministro impõe as mãos sobre os confirmados, invocado o Espírito Santo, e os unge com óleo. O Crisma, juntamente com o Batismo e a Eucaristia, são considerados pela Igreja Católica como sendo os "sacramentos da iniciação cristã". A imposição das mãos é reconhecida pela tradição católica como a origem do sacramento da Confirmação. A celebração foi realizada pelo Bispo Dom Francisco Carlos Bach da cidade de Toledo. A Diocese de Toledo possui 29 paróquias, distribuídas por 19 municípios: Assis Chateaubriand, Entre Rios, Formosa do Oeste, Guaíra, Iracema, Jesuítas, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Mercedes, Nova Santa Rosa, Nova Aurora, Ouro Verde do Oeste, Palotina, Pato Bragado, Quatro Pontes, São Pedro do Iguaçu, Terra Roxa, Toledo e Tupãssi. São 7.964 quilômetros quadrados, que abrigam uma população superior a 300 mil habitantes. Os limites geográficos são a República do Paraguai, a Arquidiocese de Cascavel (PR), e as Dioceses de Dourados (MS), Umuarama (PR), Campo Mourão (PR) e Foz do Iguaçu (PR).


Ordenação Episcopal de
Dom Francisco Carlos Bach
 
 
Em quase 80 anos de história da Diocese, é a primeira vez que um padre natural de Ponta Grossa e em atividade na Igreja local foi ordenado bispo. Trata-se, também, do primeiro bispo nomeado por Bento XVI para o Paraná. A posse de Dom Francisco em Toledo foi no dia 24 de novembro e a celebração eucarística, por ele mesmo presidida, aconteceu na Catedral Cristo Rei. A data foi escolhida por ser próxima à Solenidade de Cristo Rei, realizada em 20 de novembro.
 
A criação da Diocese aconteceu no dia 20 de junho de 1959, através da Bula “Cum Venerabilis”, assinada pelo papa João XXIII. Seu território foi desmembrado da extinta Prelezia de Foz do Iguaçu. Dom Francisco é o quinto bispo a ocupar o cargo que já foi de Dom Armando Círio (1960 a 1978), Dom Geraldo Magella Agnelo (1978 a 1982), Dom Lúcio Ignácio Baumgaertner (1983 a 1996) e Dom Anuar Battisti (1998 a 2004).
 
Pela sexta vez o Bispo Dom Francisco Carlos Bach celebra a Crisma em Ouro Verde do Oeste.


Click na imagem para ver as fotos e assista os vídeos com os momentos da celebração da Crisma.

 

VIDEO Parte 1


VIDEO parte 2